IDENTIDADE

VISUAL

#textão

  •  Antes de qualquer coisa, entenda o que é Identidade Visual: 

Identidade visual é o conjunto de elementos formais que representam visualmente, e de forma sistematizada, uma marcaideiaprodutoempresainstituição ou serviço.

 

Esse conjunto de elementos costuma ter como base o logotipo, um símbolo visual que se complementa nos códigos de cores, das tipografias, nos grafismos, em personagens, nas personalidades e outros componentes que reforçam o conceito a ser comunicado através dessa imagem como o Slogan ou Tag-lines, que cumprem este papel.

 

Resumidamente a Identidade Visual é a imagem ampliada da marca.

A confecção de um logotipo ou de um símbolo visual capaz de representar a assinatura institucional da empresa deve ser estabelecido através de um documento técnico ao qual nós chamamos de "Manual da Marca"ou "BrandBook".

 

Esse documento serve para estabelecer normas e critérios técnicos de reprodução da marca nos mais variados suportes existentes no atual estado da técnica como por exemplo: suportes gráficos (impressão) e suportes digitais (interfaces).

 BRANDBOOK 

 

Sobre o Manual da Marca - O que contém

1. Os aspectos formais da marca - ou seja os elementos que compõe o símbolo gráfico e as variações formais da marca: por exemplo, para uma marca representada por uma imagem fotográfica deve ser apresentado tal imagem nos padrões monocromático, preto e branco, tons de cinza, fotográfico uma versão digitalizada ou seja uma versão vetorial da marca nas mesmas variações formais: monocromática, preto e branco, tons de cinza, chapado.

2. Apresentar as variações da assinatura da marca: padrão de assinatura horizontal, padrão de assinatura vertical e variações formais da assinatura com slogan e sem slogan. Algumas marcas contém slogan, outras não. Assim como algumas marcas são compostas simplesmente pelo nome da empresa (Coca-Cola, IBM, Microsoft). É imprescindível apresentar tais características da marca e sustentar uma utilização padronizada;

 

3. Apresentar aspectos técnicos da marca: cor (pantone, rgb, cmyk, hexadecimal), fonte, dimensões, direção, etc;

 

4. Apresentar o padrão de utilização da marca em todo o material institucional previsto pela empresa: papel timbrado, envelope, etiqueta, adesivo, embalagem, objetos, uniforme, rótulo, frota etc;

 

5. Determinar dimensões mínimas e máximas para a impressão;

 

6. Regularizar a utilização da marca em fundo colorido, preto, branco e monocromáticos;

 

7. Apresentar situações a serem evitadas.

 Elementos e peças, podem estar contempladas no processo. 

 Estão mencionados abaixo os mais comumente encontrados:  

  • Logotipo;

  • Catálogos e apresentações;

  • Website;

  • Materiais gerais de papelaria, como envelope, cartão e pasta;

  • Uniforme e frota personalizada de veículos;

  • Dentre muitos outros.

 Precisa criar sua marca? 

© 2019 por Glow Studios

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